Imprimir Republicar

Podcast

Gênese das borboletas, brasileiros nos EUA e técnicas de Portinari

     

O biólogo André Lucci Freitas, professor do Departamento de Biologia Animal da Unicamp, apresenta os resultados de uma pesquisa que concluiu que as borboletas surgiram há 100 milhões de anos.

Um projeto encomendado pela Embaixada do Brasil em Washington ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp vai mapear os pesquisadores brasileiros que vivem nos Estados Unidos. A coordenadora do projeto, a socióloga Ana Carneiro da Silva, explica como ele será feito. Já a nutricionista Rachel Freire, pós-doutoranda na Escola de Medicina de Harvard, fala sobre o funcionamento de redes de pesquisadores e estudantes brasileiros instalados nos Estados Unidos, que promovem encontros regulares para troca de experiências.

Análises físicas e químicas mostram como Candido Portinari pintava suas obras. Márcia Rizzutto, a física nuclear que esteve à frente do trabalho, mostra quais foram as técnicas aplicadas e o que se descobriu de novo sobre o processo de produção do artista.

Produção musical:
Pra marte – Maurício Pereira
Tempo perdido – Legião Urbana
Gilberto Gil – A linha e o linho
Cartola – Ciência e arte

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar