Paleontologia

A aranha malhada de Taubaté

Fóssil de Taubaracna maculosa, aranha que viveu entre 65 milhões e 23 milhões de anos atrás

MARTINE, A. M. et al. Journal of South American Earth Sciences. Jan. 2023

As aranhas surgiram na Terra há centenas de milhões de anos, mas, por causa do corpo frágil, deixaram poucos registros fósseis – a maior parte deles preservada em âmbar. Na América do Sul, eles são muito raros e de períodos geológicos restritos. Em geral, datam do Cretáceo inferior, entre 145 milhões e 100 milhões de anos atrás, ou do Pleistoceno, últimos 2 milhões de anos. Em um trabalho recém-publicado, pesquisadores do Paraná e de São Paulo descrevem um fóssil de aranha bastante incomum e de um período intermediário: o Paleógeno, entre 65 milhões e 23 milhões de anos atrás. Encontrado nos anos 1990 em Tremembé, interior de São Paulo, o fóssil está preservado em uma rocha sedimentar da formação Taubaté e integra a coleção de paleontologia da Universitas/Universidade de Guarulhos (UnG). Analisando o material, o paleontólogo Ariel Martine, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e colaboradores o descreveram como sendo de uma nova espécie de aranha: Taubaracna maculosa, a aranha malhada de Taubaté. Ela tinha manchas escuras nas articulações e o primeiro par de patas extremamente longo, quatro vezes maior que o corpo, de apenas 5 milímetros (Journal of South American Earth Sciences, janeiro de 2023).