Brasil

A construção da FAPESP

A história das primeiras quatro décadas da FAPESP é resgatada num livro de 550 páginas organizado por Amélia Império Hamburger, professora e pesquisadora do Instituto de Física da USP. A obra FAPESP 40 anos abrindo fronteiras conta a trajetória da instituição entre 1962 e 2002 por meio de 24 entrevistas com seus principais articuladores. Traz depoimentos de pioneiros, como o zoólogo Paulo Vanzolini, que ajudou a fazer os estatutos da instituição; de personagens que ajudaram a consolidar a FAPESP, como Alberto Carvalho da Silva, diretor científico de 1968 a 1969 e diretor presidente de 1984 a 1993, e Oscar Sala, diretor científico de 1969 a 1975 e presidente do Conselho Superior de 1985 a 1993; e também de vozes do presente, como José Fernando Perez, diretor científico de 1993 a 2005, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico nomeado. O presidente da FAPESP, Carlos Vogt, assina um texto introdutório.

“É interessante notar a coerência ao longo de todas as fases da FAPESP com os princípios expostos nos primeiros anos”, observa Amélia Hamburger, na introdução do livro. “Uma das razões dessa coerência é, certamente, a manutenção de princípios estatutários que se esclarecem e se fortalecem à medida que são cumpridos: a FAPESP apóia a pesquisa básica e tecnológica; não se gastam mais que 5% em despesas administrativas; não se favorece área de pesquisa em detrimento de outras; as responsabilidades são claramente determinadas; a instituição está sempre em dia com o Tribunal de Contas.” Editado pela Edusp e pela FAPESP, o livro está à venda por R$ 55,00.