Tecnociência

A dança da nanoarte

CMDMC

Óxido de estanho e óxido de zinco: arte em escala nanométricaCMDMC

Com trilha sonora de Vivaldi, Bach e Carl Orff (Carmina Burana), uma série de belas e surpreendentes imagens nanométricas de compostos químicos desfilam pela tela quando se aperta o play para assistir o DVD Nanoarte 2, Dança da Natureza, produzido pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC). Formado por grupos de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), o CMDMC, coordenado pelo professor Elson Longo, da Unesp, é um centro de pesquisa, inovação e difusão da FAPESP, que disponibiliza, com o DVD, imagens de seus experimentos com materiais cerâmicos e com polímeros captados em sistemas de microscopia eletrônica de alta resolução. As imagens são de óxidos de estanho, de cobre, de zinco, titanato de alumínio, polímeros e outras substâncias. Todas foram coloridas posteriormente no computador. A animação e a arte do DVD são de Rorivaldo Camargo, técnico em microscopia, e do doutorando Ricardo Tranquilin, ambos da UFSCar. Pedidos do DVD devem ser feitos pelo e-mail: elson@iq.unesp.br