Imprimir PDF Republicar

Brasil

A Embrapa vai à África

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai abrir um escritório em Maputo, capital de Moçambique, que no futuro servirá de plataforma para transferir tecnologia agrícola para diversos países africanos. A iniciativa segue a diretriz do governo federal de aproximação com a África.

Mas, num primeiro momento, o escritório servirá mesmo é de base para os pesquisadores da Embrapa incumbidos de traçar um plano de desenvolvimento agrícola para a região do vale do rio Zambezi, cujas minas de carvão serão exploradas pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Ao vencer a licitação, a CVRD comprometeu-se em investir em ações sociais em Moçambique, e uma de suas tarefas é promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Para tanto, contratou os serviços da Embrapa. Nos primeiros dois anos serão investidos US$ 650 mil em ações de planejamento. Nos dez anos seguintes estão previstos gastos de US$ 2,7 milhões, aplicados no desenvolvimento de um cinturão verde, em irrigação e num sistema de produção local de sementes.

Republicar