guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Estratégias

A história nas bancas de jornais

O interesse dos brasileiros pela história do país, evidenciado no sucesso de livros sobre os 500 anos do Descobrimento, passará agora pelo teste das bancas de jornais, com o lançamento de duas revistas dedicadas a esse ramo do conhecimento. Uma delas é a Nossa História, projeto conjunto da Biblioteca Nacional e da Editora Vera Cruz, de análises e ensaios. A capa do primeiro número é um texto do historiador Ronaldo Vainfas sobre o comportamento sexual e a religiosidade dos brasileiros nos tempos da Inquisição colonial.

Entre os colaboradores estão o professor de História da Arte Jorge Coli, que faz uma análise do quadro A Primeira Missa no Brasil, de Vitor Meirelles, o jornalista e escritor Eduardo Bueno, com um ensaio sobre as raízes históricas da corrupção e do nepotismo na burocracia brasileira, e a historiadora Mary Del Priore, que descreve um dia na vida do vice-rei d. Luís de Almeida Portugal.

O outro lançamento é a revista História Viva, da Duetto Editorial, que mescla reportagens e artigos sobre história do Brasil com matérias traduzidas da revista francesa Historia, criada em 1909. A estrutura da publicação reúne dossiês, com temas explorados em profundidade, e seções fixas sobre patrimônio, história de Portugal, grandes personagens e roteiros de lugares que preservam a memória histórica. Os textos são assinados por historiadores, escritores e jornalistas. A revista também estará disponível no endereço eletrônico www.historiaviva.com.br. Ambas as publicações têm tiragem de 50 mil exemplares.

Republicar