Covid-19

A importância da resposta celular contra o coronavírus

O combate à infecção pelo Sars-CoV-2 não depende apenas da ação de anticorpos, proteínas que aderem à superfície do vírus e o impedem de entrar nas células ou o marcam para serem destruídos. O controle viral efetivo parece ser exercido em boa medida pelos linfócitos T, células do sistema imune capazes de eliminar as células nas quais o coronavírus se instala. Um grupo de pesquisadores coordenado pelos imunologistas Edecio Cunha Neto e Jorge Kalil Filho, ambos da Universidade de São Paulo (USP), e pela geneticista Mayana Zatz, também da USP, verificou a importância da ação dos linfócitos T em um pequeno estudo feito com dois pares de gêmeos idênticos, todos infectados pelo menos uma vez pelo novo coronavírus. Gêmeos idênticos deveriam produzir uma resposta imune semelhante, uma vez que compartilham genes iguais. Mas não foi assim. Em uma das duplas, um indivíduo teve Covid-19 uma segunda vez, com maior gravidade – provavelmente foi uma reinfecção, embora não seja possível eliminar a possibilidade de que o vírus tenha permanecido no organismo. Analisando a resposta imunológica dos quatro participantes, os pesquisadores verificaram que os linfócitos T da pessoa que adoeceu pela segunda vez (uma profissional da área da saúde) apresentaram um desempenho pior do que os dos outros participantes (medRxiv, 28 de março). “Nosso trabalho sugere que a resposta imune eficaz de linfócitos T específicos contra o Sars-CoV-2 é chave para o controle viral completo e para evitar a reincidência da infecção ou a persistência do vírus”, escreveram os autores.