Astronomia

A primazia de voltar à Lua

É possível que os primeiros homens a voltar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, finquem na superfície do satélite uma bandeira vermelha com cinco estrelas amarelas. Michael Griffin, diretor da Nasa, a agência espacial norte-americana, admitiu que a China poderá enviar uma missão tripulada à Lua antes dos Estados Unidos. “Certamente é possível que a China queira colocar gente na Lua. Se desejar fazer isso antes dos Estados Unidos, não falta capacidade técnica”, disse Griffin, segundo a agência de notícias BBC. A Nasa  programou uma nova viagem tripulada à Lua em 2020, a bordo da Orion, nave que sucederá os atuais ônibus espaciais. A China já enviou duas missões tripuladas ao espaço. A primeira foi em 2003 e manteve em órbita durante mais de 20 horas o astronauta Yang Liwei, da nave Shenzhou 5. No mês passado, Liwei, convertido em herói nacional, conquistou a patente de general. Na segunda viagem, dois chineses a bordo da Shenzhou 6 passaram cinco dias em órbita. Uma terceira missão ao espaço deve partir em outubro. Autoridades chinesas informaram que ainda não há um cronograma para a missão que pretendem mandar à Lua.