guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republish

Física

Aberta as inscrições para bolsas de pós-doutoramento no Canadá e Estados Unidos

Já está em vigor o convênio entre a FAPESP e a Pan American Association forPhysics (PAFP) para o financiamento conjunto de bolsas de pós-doutoramento para pesquisadores de São Paulo em universidades ou laboratórios do Canadá ou dos Estados Unidos. As bolsas têm duração de dois anos e se destinam àqueles que concluíram recentemente o doutorado. Os pesquisadores interessados no financiamento e que desejarem iniciar o pós-doutoramento ainda neste ano, devem inscrever-se com urgência. Os candidatos a bolsas para 1998 têm prazo de inscrição até 1o de janeiro próximo.

Para candidatar-se à bolsa, o pesquisador deve, inicialmente, preencher o formulário específico do programa de pós-doutoramento da PAFP. O formulário pode ser encontrado na sede da FAPESP ou na sua home page ( http://www.fapesp.br) ou, ainda, ser solicitado à própria PAFP (E-mail: pafp@compsci.cas.vanderbilt.edu).

Além dos dados curriculares, o formulário pede ao candidato que relacione algumas universidades ou instituições de pesquisa do Canadá e Estados Unidos nas quais tenha interesse particular em desenvolver seus estudos e solicita o encaminhamento de um sumário, de no máximo duas páginas, relatando sua experiência anterior, trabalhos e pesquisas realizadas e seu interesse atual de pesquisa. Pede, ainda, a indicação de três pessoas que possam enviar cartas de referência. O formulário preenchido e as cartas de referência devem ser encaminhados diretamente à PAFP.

Depois de analisados os dados, a PAFP se encarrega de procurar a instituição que irá receber o pesquisador. O candidato, então, junto com o seu futuro orientador, preparará um sumário do projeto de pesquisa que será desenvolvido ao longo do pós-doutoramento.

Depois disso, esse sumário, juntamente com a carta-compromisso da instituição hospedeira de financiar metade da remuneração do bolsista, será enviado à FAPESP, com o pedido normal de solicitação de bolsa, para sua análise e aprovação. O valor anual da bolsa é de US$ 26 mil, divididos entre a FAPESP e a instituição hospedeira, mais auxílio adicional para dependentes. Os candidatos devem encaminhar os formulários de inscrição e cartas de referência para: Ms. Gloria Proctor, Pan-American Association for Physics, 311 Kirkland Hall, Vanderbilt University, Nashville, TN 37240 USA.

Republish