Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Ação para recuperar aeroportos

A Infraero decidiu investir na recuperação de 19 aeroportos brasileiros e assinou convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para restaurar áreas degradadas em estado crítico. O trabalho começa com o diagnóstico de cada região e a avaliação do estado do solo. Depois, serão elaborados os projetos e propostas as medidas para diminuir a degradação. Finalmente, os pesquisadores da Embrapa acompanharão a execução dos projetos, a cargo de terceiros.

“Como toda grande obra, os aeroportos movimentam grande quantidade de terra, em razão das escavações, aterro de estradas e drenagem, entre outras ações, o que provoca problemas ambientais”, diz Aloísio Granato, coordenador da equipe que trabalhará no projeto, da Embrapa Solos. O estudo começou pelo Galeão/Antônio Carlos Jobim, do Rio de Janeiro, no final do ano passado. “Mostramos que tínhamos condição de fazer um trabalho mais amplo e assinamos um contrato com a Infraero para fazer o mesmo trabalho em outros lugares do país.”

Granato calcula que a operação deve durar um ano até conseguir ter as áreas afetadas estabilizadas, dependendo da região onde está o aeroporto – Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, etc. O valor do investimento é de R$ 722 mil e os pesquisadores estimam o prazo de execução em 42 meses.

Republicar