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Brasil

Aço resistente à corrosão

Uma nova liga de aço com adição de nióbio, que poderá ser utilizada em carcaças de bombas d’água, caixas de câmbio e de motores, peças fabricadas pela indústria de máquinas e motores, mostrou em testes ser mais resistente à tração, ao desgaste e à corrosão que o aço fundido nodular, empregado tradicionalmente para essas aplicações. Chamado de aço fundido grafítico ao nióbio, o novo material resulta de uma tese de doutorado do professor Carlos Alberto Soufen, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. “Quando surgiu a idéia de produzir aço, procuramos uma empresa que fizesse a fundição”, conta Soufen. A KSB Bombas fez a fundição dos lingotes. E a Villares Metals os testes para avaliar quanto o material contrai ou dilata. Os ensaios apontaram que a nova liga possui maior resistência porque apresenta menor quantidade de grafita livre, responsável pelo desgaste do material. Outra vantagem é que, como o processo de adição do nióbio tem menor temperatura de fusão, o gasto energético para produzir o aço é menor que o atual.

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