Tecnociência

Água não é mais H2O

A fórmula da água não é mais a mesma, pelo menos do ponto de vista dos nêutrons e elétrons que interagem com a molécula da água por uns poucos attosegundos (1 attosegundo corresponde a 1 trilionésimo de segundo). Experiências feitas na Universidade de Berlim, na Alemenha, revelaram que, durante as colisões ultra-rápidas com a água, os nêutrons e elétrons não encontram mais que um átomo e meio de hidrogênio para cada átomo de oxigênio – algo mais parecido com H1,5 O do que com o tradicional H2 0 (Physical Review Letters , 1º de agosto).

A fórmula da água não deverá ser a única a sofrer revisões com essa janela de tempo denominada attosegundo, capaz de revelar efeitos quânticos de duração tão ínfima que antes nem podiam ser apreendidos. Mais que revisar fórmulas, essas experiências abrirão caminho para o entendimento das reações químicas que ocorrem em uma escala de 100 a 500 attosegundos, já que os estudos a laser nessa escala permitem seguir a trajetória do elétron dos átomos para a molécula.