Tecnociência

Americanos estão mais interessados em ciência

Um recente estudo realizado pela National Science Foundation (NSF) mostrou que o interesse público por C&T nos Estados Unidos está em alta, muito embora a compreensão popular de conceitos científicos básicos ainda seja reduzida. O trabalho, divulgado na edição de 9 de julho da revista Nature, revelou também que a crença dos americanos nos benefícios da pesquisa científica é significativamente maior que em outros países e que a porcentagem de americanos interessados em C&T cresceu de 61%, em 1992, para 70%, este ano. Um índice acima do observado em relação a temas como política internacional (47%) e política econômica (68%).

Segundo Jon Miller, pesquisador da Academia de Ciências de Chicago e coordenador da pesquisa desde 1979, a familiaridade com idéias científicas se deve em parte à ampla cobertura jornalística nesta área. Em sua opinião, a grande confiança dos americanos na Ciência está ligada à contribuição científica às áreas de segurança nacional e saúde, além do desenvolvimento de computadores e equipamentos de telecomunicações.

O estudo também revelou, entretanto, pouco crescimento da capacidade de compreender conceitos. Só 11% dos entrevistados podem explicar uma molécula e apenas 44% sabem que elétrons são menores que átomos. Estes índices são próximos dos registrados em estudos já realizados no Reino Unido, Dinamarca e França, e mais altos que os de outros países europeus e Japão. Miller também verificou que a maioria do público não distingue Ciência de Tecnologia – o que não surpreende. “Se você perguntar a um cientista se o projeto genoma humano é da área de Ciência ou de Tecnologia, você provocará uma longa discussão. Portanto, não se pode culpar as pessoas por confundir estes conceitos”.

Outra revelação: 45% dos entrevistados sabem que a Terra leva um ano para dar uma volta em torno do Sol. Mas se algum professor de Ciências perde o sono ao imaginar que a maioria dos americanos pensa que o Sol gira em torno da Terra, ele pode dormir tranqüilo: menos de 25% acham que é assim. Os outros acham que a Terra gira em torno do Sol uma vez por dia.