Anticorpos no espaço

NASAVida fora da Terra: sistema imune mais frágilNASA

Longas viagens espaciais podem representar um risco para a saúde dos astronautas na medida em que seu sistema imunológico parece funcionar de forma menos eficaz fora da Terra. Estudo de pesquisadores franceses da Universidade de Nancy indica que a qualidade dos anticorpos produzidos no espaço é pior do que a das células de defesa originadas em nosso planeta. Esse tipo de alteração deixaria os ocupantes de naves e foguetes mais expostos a pegar infecções e com menor capacidade de combater vírus, bactérias e tumores (FASEB Journal, 18 de maio de 2011).  As conclusões do trabalho se baseiam num experimento feito com anfíbios. Um grupo de animais foi imunizado a bordo da estação espacial Mir; outro, vacinado na Terra; e um terceiro não recebeu proteção alguma. Os cientistas então compararam os anticorpos criados nas três condições e viram que os fabricados no espaço eram os menos eficientes. Segundo os autores do estudo, a gravidade da Terra é um importante fator para o bom funcionamento do sistema imunológico em animais.