Imprimir Republicar

Energia

Apresentado protótipo de carro movido a etanol e a célula a combustível

Fabricante japonesa de veículos começará a realizar testes no Brasil abastecendo em postos comuns

NissanProtótipo de furgão com célula a combustível de estado sólido: equipamento com funcionamento similar a uma bateria, que gera energia elétrica com o hidrogênio e o oxigênio extraído das moléculas do etanolNissan

O protótipo de um veículo movido a célula a combustível de óxido sólido (SOFC, em inglês) alimentada por etanol foi apresentado na quinta-feira (4/8), no Rio de Janeiro, por uma fabricante japonesa de veículos.

Célula a combustível é um equipamento com funcionamento similar a uma bateria, que gera energia elétrica com hidrogênio e oxigênio. No caso do protótipo do veículo apresentado, a máquina quebra as moléculas de um hidrocarboneto, o etanol, e utiliza o hidrogênio e oxigênio liberados na reação química para gerar eletricidade.

A quebra das moléculas nesse tipo de célula acontece em temperaturas de cerca de 600 graus centígrados (°C) por meio de um condutor de eletricidade, ou eletrólito, feito de material cerâmico. “As células SOFC já existem há mais de 20 anos e são mais indicadas para estações fixas, no lugar de geradores. No início elas trabalhavam com temperaturas entre 900°C e 1.000°C, o que inviabilizava o uso em veículos”, explica Reginaldo Muccillo, pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. “Agora conseguiu-se, com novos materiais cerâmicos, reduzir a temperaturas adequadas para acomodar as células em veículos.”

Em 2006, Muccillo e seu grupo no Ipen conseguiram construir em laboratório uma célula a combustível de óxido sólido que funcionou com etanol, inclusive com o desenvolvimento do eletrólito (ver Pesquisa Fapesp nº 131). “No Japão já há residências com células SOFC abastecidas com gás natural, para suprir eletricidade e aquecer água”, conta o pesquisador.

A fabricante japonesa Nissan utilizou um veículo elétrico de série, uma van de transporte de carga e-NV200 com baterias recarregáveis para servir de modelo para este protótipo. O veículo comercial elétrico, que pode levar até 700 quilos de carga, tem autonomia de 120 quilômetros (km) enquanto o que trabalha com célula a combustível pode chegar a 600 km.

A empresa vai realizar testes no Brasil, abastecendo o veículo com etanol nos postos combustíveis comuns. O tanque tem espaço para 30 litros de etanol, o suficiente para a célula a combustível gerar energia e fazer o motor funcionar. As emissões de carbono são mínimas, resultantes da quebra das moléculas de etanol, menores que um veículo movido somente com esse biocombustível.