Imprimir Republicar

Zoologia

Arraia brasileira está na lista internacional das espécies mais curiosas de 2016

Potamotrygon rex é endêmica do rio Tocantins e pode pesar até 20 quilos

CARVALHO, M. R. de. / Zootaxa Endêmica do rio Tocantins, arraia Potamotrygon rex pode passar de um metro de comprimento e chegar a pesar 20 quilosCARVALHO, M. R. de. / Zootaxa

O Instituto Internacional para Exploração de Espécies (IISE), nos Estados Unidos, divulgou na última terça-feira (23/5) sua lista anual com os 10 animais mais curiosos e surpreendentes entre as 18 mil espécies descritas no mundo em 2016. Entre elas está uma arraia gigante de água doce endêmica do rio Tocantins que pode passar de um metro de comprimento e chegar a pesar 20 quilos. De coloração marrom escuro e manchas amarelas e laranjas, Potamotrygon rex assemelha-se a P. henlei, comum na região de confluência do rio Tocantins com o rio Araguaia. O termo rex no nome (rei, em latim) é uma referência ao seu tamanho e coloração marcante, conforme descrito no artigo publicado em 2016 na revista Zootaxa pelo biólogo Marcelo Rodrigues de Carvalho, que identificou a espécie.

SUMUKHA J. N. / Indian Journal of Arachnology Com corpo em formato de cone, com uma ponta estreita, aranha Eriovixia gryffindori faz homenagem ao Chapéu Seletor, da série de livros Harry PotterSUMUKHA J. N. / Indian Journal of Arachnology

Outro animal surpreendente é a aranha de cerca de 2 milímetros identificada na Índia e batizada de Eriovixia gryffindori em homenagem ao Chapéu Seletor, personagem da série de livros Harry Potter, devido ao corpo em formato de cone, com uma ponta estreita.

Quatro das novas espécies vieram da Ásia, como um centípede (Scolopendra cataracta). Com 20 pares de pernas e cerca de 20 centímetros de comprimento, esse animal é capaz de se movimentar na água com a mesma destreza que apresenta em terra. As outras estão distribuídas por países como Colômbia, México, Estados Unidos, Austrália e Papua Nova Guiné, onde foi encontrada uma espécie de formiga com espinhos no dorso que lembra um dragão, sendo por isso batizada de Pheidole drogon, em referência ao animal mítico.

Masako Ogasawara / PLOS One Com espinhos no dorso, a formiga Pheidole drogon lembra um dragãoMasako Ogasawara / PLOS One

A lista da IISE é divulgada todos os anos, desde 2008, no dia 23 de maio, em homenagem ao taxonomista sueco Carl Lineu, nascido nesse dia em 1707. Lineu é conhecido por ter se proposto, sozinho, a classificar todas as espécies de organismos vivos do mundo em meados do século XVIII por meio de um sistema de classificação criado por ele, em que cada animal ou planta é identificado por dois nomes, um para o gênero e outro para a espécie. Desde que a lista da IISE foi lançada, quase 200 mil espécies foram identificadas e nomeadas.

Artigo científico
CARVALHO, M. R. de. Potamotrygon rex, a new species of Neotropical freshwater stingray (Chondrichthyes: Potamotrygonidae) from the middle and upper rio Tocantins, Brazil, closely allied to Potamotrygon henlei (Castelnau, 1855). Zootaxa. v. 4150, n. 5. p. 537-65. ago. 2016.

Republicar