guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republish

Política C&T

As normas para apoio

O auxílio à publicação de livros é concedido a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente vinculados a entidades de pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo. Destina-se apenas a obras que exponham resultados de pesquisa apresentados de forma original. O financiamento cobre parte dos custos gráficos da primeira edição de livro que, segundo avaliação da FAPESP, não apresente possibilidade comercial de ter sua impressão custeada integralmente por editora universitária ou privada.

Segundo a diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Rosaly Favero Krzyzanowski, que é responsável pela Coordenação de Auxílio a Publicações dentro da Diretoria Científica (DC) da FAPESP, cerca de 70% dos livros que recebem auxílio apresentam os resultados de pesquisas apoiadas pela Fundação. Nada impede, porém, que seja apresentado projeto exclusivo para auxílio a um livro.

As propostas que preencham as condições iniciais são encaminhadas à Coordenadoria de área pertinente na DC e, em seguida, enviadas ao assessor ad hoc especialista na área de conhecimento da obra. Se aprovada quanto a seu mérito, a proposta segue para a Coordenadoria de Auxílio a Publicações para que esta estabeleça o valor do auxílio a ser concedido. Dependendo do caso, o projeto poderá ser enviado para parecer da Diretoria Administrativa ou da presidência do Conselho Técnico Administrativo.

No processo de avaliação do projeto, são levados em conta vários fatores acadêmicos e editoriais, como o grau de ineditismo do trabalho, a carência de literatura sobre o tema no Brasil, a relevância dos resultados da pesquisa relatados e a inviabilidade comercial do livro, informa Rosaly Krzyzanowski. O prazo de execução do livro a partir da aprovação do projeto depende exclusivamente do cronograma apresentado pelo pesquisador solicitante. Modificações no projeto em andamento, quanto a datas e utilização dos recursos, só podem ser feitas depois de autorizadas pela FAPESP (as exceções constam do Manual de Instruções para Prestação de Contas). Pedidos de recursos suplementares devem ser acompanhados de justificativa e informações sobre as atividades já realizadas.

O pesquisador deve fazer menção à FAPESP na publicação, citando inclusive o número do processo. O logotipo da Fundação deve constar da capa da publicação. No término do auxílio, o pesquisador deve apresentar, a título de relatório científico, um exemplar do livro, além da prestação de contas nos moldes exigidos pela FAPESP.

Republish