Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Astrônomo fala sobre riscos de colisões de astroides com a Terra

Programa veiculado no dia 17 de abril de 2015

Uma equipe de astrônomos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está realizando cálculos e observações inéditas para descobrir de que são feitos os asteroides próximos à Terra e quanto tempo ficam em sua vizinhança. Em entrevista por telefone, Othon Winter, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Unesp, fala sobre os reais riscos de colisões de sistemas de asteroides com o nosso planeta.

Também nesta edição, Eliseu Reategui, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresenta uma ferramenta digital que revela a estrutura de textos, o Sobek (nome de uma divindade egípcia que simboliza força, devastação e reconstrução). A ferramenta é capaz de extrair automaticamente os conceitos principais de um texto e mostrar graficamente seu grau de importância e suas inter-relações.

Ainda, o químico Jonas Gruber, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), mostra os novos “narizes eletrônicos” capazes de identificar e classificar pelo odor diferentes tipos de materiais.

Programação Musical:
Lume – Andreia Dias
Happy -Pharrell Williams
Cajá – Fafá de Belém
Bem leve – Marisa Monte
Com que pé – Tó Brandileone

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Gravação e Montagem: Beto Alves
Roteiro e produção: Biancamaria Binazzi

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/04/Pesquisa-103-asteroides.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3