- 06:19 Jorge Meléndez - Parte 1
- 20:50 Silvio Salinas
- 25:59 Jorge Meléndez - Parte 2
- 42:09 Jorge Meléndez - Parte 3
No dia 4 de julho, cientistas do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, anunciaram a descoberta de uma nova partícula que pode ser o bóson de Higgs. Conhecida nos meios populares como “partícula de Deus”, ela poderá corroborar o modelo padrão, teoria que descreve a composição e origem de toda a matéria visível do Universo. Marcos Pivetta, editor especial da revista, esteve num encontro de prêmios Nobel em Lindau, na Alemanha, e comenta como a comunidade científica internacional recebeu a notícia.
Conheça também a HIP 56948, uma estrela com características praticamente idênticas às do Sol. Ao longo do programa, o astrofísico peruano Jorge Meléndez, hoje professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, apresenta as características do astro e confirma que a HIP 56958 é a estrela conhecida que mais se parece com o Sol.
Ao longo do programa, Meléndez apresenta uma seleção musical para contemplar as estrelas, com “Terra”, de Caetano Veloso, “Segundo Sol”, com Cássia Eller, e “Pais e Filhos”, com o grupo Legião Urbana.
Também nesta edição, o professor do Instituto de Física da USP Silvio Salinas fala da importância do ucraniano Gleb Wataghin para a história da pesquisa em Física no Brasil.
Republicar