Brasil

Bactéria aumenta produção de feijão

Agricultores do Nordeste brasileiro, principalmente da região do semi-árido, têm uma nova opção para aumentar a produção de feijão-caupi, também conhecido como de corda ou fradinho. A incorporação no solo de uma linhagem de bactéria – pertencente a um grupo chamado rizóbio – muito resistente a altas temperaturas e a deficiência de água podem aumentar em 50% a produção dessa leguminosa sem a utilização de nenhum adubo.

Para chegar a essa bactéria, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou experimentos com cerca de 600 tipos diferentes desse microorganismo durante dez anos. Quatro foram gastos em experimentos de campo na zona rural de Petrolina, em Pernambuco.

Conhecidas pela habilidade em fixar nitrogênio nas raízes, tornando-se um fertilizante natural, essas bactérias são levadas ao solo por um inoculante (líquido) também desenvolvido na pesquisa, que foi, na totalidade, realizada pelas unidades Embrapa-Agrobiologia, localizada na cidade de Seropédica, no Rio de Janeiro, e Embrapa-Semi-Árido, de Petrolina. Chamada de estirpe BR 3267, ela já está disponível para as indústrias de inoculantes.