Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Instituto Oceanográfico cataloga baleias e golfinhos no litoral paulista

Programa veiculado no dia 11 de abril de 2014

No estúdio da rádio USP, o biólogo Marcos César de Oliveira Santos, professor do Instituto Oceanográfico da USP, apresenta um amplo estudo sobre a ocorrência, distribuição e preservação de baleias e golfinhos na costa do estado de São Paulo. Até 2015, a equipe do biólogo deve fazer 23 cruzeiros oceanográficos para mapear a diversidade e distribuição de cetáceos no litoral paulista.

Também nesta edição do programa, Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP conversou por telefone com o astrônomo Roberto Vieira Martins, um dos autores de estudo internacional que acaba de encontrar anéis em torno de um corpo celeste relativamente pequeno do nosso Sistema Solar. A descoberta é importante porque contraria a ideia de que esse tipo de estrutura só pode existir em planetas gigantes.

O químico Jackson Megiatto, da Unicamp, conta como é possível reproduzir artificialmente em laboratório o mecanismo de produção de energia de plantas e de algumas bactérias. A equipe usa moléculas sintetizadas para decompor a molécula da água, uma das mais estáveis da natureza, em seus constituintes, o oxigênio e hidrogênio. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com pesquisadores das universidades dos estados do Arizona e da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Programação Musical
Novidade – Paralamas do Sucess0
As Baleias– Roberto Carlos
O Bôto– Tom Jobim
Luiza– Arthur Moreira Lima

Apresentação: Mariluce Moura, Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/04/PESQUISA-BRASIL-11-ABRIL-CETÁCEOS_MEIIO-AMBIENTE.mp3]