Mundo

Batata protege contra hepatite B

Batatas geneticamente modificadas apresentaram efeito protetor contra a hepatite B. A planta modificada produz uma das proteínas do vírus da hepatite, que pode auxiliar o sistema imune de pessoas que comerem as batatas, protegendo-as da infecção. Pesquisadores do Instituto do Câncer Roswell Park, em Buffalo, Estados Unidos, encontraram sinais de imunidade em 60% das 42 pessoas testadas.

A hepatite B afeta severamente o fígado e mata milhões de pessoas todos os anos. Muitos dos casos ocorrem em países em desenvolvimento, onde comprar e estocar as vacinas existentes pode ter um custo proibitivo. A simplicidade e o baixo custo de uma vacina comestível fazem com que ela seja uma candidata ideal para programas mundiais de imunização.

No Irã foi aprovado para consumo humano o primeiro arroz geneticamente modificado, desenvolvido por pesquisadores iranianos em parceria com filipinos. O cereal possui um gene que o faz resistente ao ataque de insetos. Isso evita a pulverização de inseticidas sobre a plantação.