Tecnociência

Bibliotecas virtuais

Já está funcionando, desde o dia 15 deste mês, a Biblioteca Virtual Gilberto Freyre (http://bvgf.fgf.org.br), iniciativa do Prossiga, programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

O site traz informações sobre a vida do escritor e pesquisador, seus livros, correspondência recebida de amigos e personalidades, originaisde seus trabalhos científicos e fotografias, e foi inaugurada porocasião da abertura das comemorações do centenário deseu nascimento. Ainda neste mês, no dia 24, foi inaugurada a Biblioteca Virtual Leite Lopes (http://www.prossiga.br/leitelopes), por ocasião das comemorações dos 50 anos de criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, do qual José Leite Lopes foi um dos idealizadores.

Essa Biblioteca é uma iniciativa do Prossiga e do próprio Centro, e seu site traz informações sobre a vida do físico Leite Lopes, sua produção científica e correspondência com outros físicos de renome internacional, além de sua participação nos debates sobre apolítica científica brasileira.

As duas bibliotecas fazem parte do projeto Bibliotecas Virtuais de Pesquisadores Brasileiros, desenvolvido pelo Prossiga, com o apoio das fundações de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e de Goiás (FUNAPE). Já foi inaugurada a biblioteca virtual do educador baiano Anísio Teixeira e está sendo finalizada a do médico e cientista Carlos Chagas.