Tecnociência

Biodiesel do sertão

A semente do pinhão-manso (Jatropha curcas), arbusto que mede cerca de 2 a 3 metros de altura e pode alcançar até 5 metros ou mais em condições especiais, mostrou em testes produzir um óleo semelhante ao diesel extraído do petróleo, o que o torna um forte candidato a integrar o time de plantas oleaginosas que irão fazer parte do programa de combustível vegetal na região seca do Nordeste. Os ensaios com a planta que pertence à família das euforbiáceas, a mesma da mamona e da mandioca, foram realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semi-Árido, de Petrolina, Pernambuco. O regime irregular de chuvas do sertão nordestino confere ao pinhão-manso uma grande vantagem em relação às outras plantas oleaginosas. É a única com ciclo produtivo que se estende por mais de 40 anos. A mamona, que produz um óleo essencial com uso em mais de 400 produtos da indústria química, precisa ser replantada a cada um ou dois anos, dependendo da quantidade de chuvas. Além de se adaptar em solos de pouca fertilidade, o arbusto tem elevada resistência a longas estiagens.