Tecnociência

Bioinformática em Portugal

A Scylla Bioinformática, de Campinas, fechou contrato com a empresa portuguesa Stab Vida, que desenvolve produtos na área de biologia molecular e de biotecnologia, para dar suporte bioinformático no seqüenciamento do genoma da bactéria Desulfovibrio gigas. As bactérias do gênero Desulfovibrio são redutoras de sulfato e estão envolvidas em processos como biocorrosão e metabolismo de metais. Com base em estudos genéticos e bioquímicos, foram caracterizadas algumas propriedades dessa bactéria com potencial para aplicações nas áreas ambiental e farmacêutica. A identificação de novos genes poderá levar ao desenvolvimento de novos fármacos e tecnologias. No setor ambiental, os resultados do projeto poderão ser usados em processos de eliminação de metais de lixos contaminados. “O contrato abre novas perspectivas para a Scylla, empresa que surgiu como resultado dos projetos genoma e já está oferecendo serviços para fora do país”, diz João Meidanis, diretor da empresa criada em 2002 por pesquisadores que participaram do seqüenciamento das bactérias Xylella fastidiosa e Xanthomonas citri.