Maculinea rebeli

Borboleta em pele de formiga

JEREMY THOMASMaculinea: criada por formigasJEREMY THOMAS

As lagartas da borboleta Maculinea rebeli, da Europa Ocidental, são mestras do disfarce. Ainda pequenas são carregadas pelas formigas Myrmica schencki para o formigueiro, onde recebem proteção, alimento e outros cuidados. Estudando como as lagartas conseguem ser tratadas como larvas de formigas, pesquisadores de Turim, na Itália, e de Oxford, na Inglaterra, descobriram que as taturanas imitam o som produzido pela rainha, fazendo-se passar por integrantes essenciais da colônia (Science, 6 de fevereiro). Tocando gravações, eles viram que as operárias reagem de modo similar ao som da rainha e ao das lagartas, que soam distintos ao ouvido humano. Um mês antes, também na Science, uma equipe da Dinamarca e do Reino Unido mostrou que as larvas da borboleta Maculinea alcon são recobertas por substâncias químicas que levam as formigas Myrmica rubra e M. ruginodis a cuidar das futuras borboletas. No artigo de fevereiro, os autores sugerem que as lagartas emitem cheiro para atrair as formigas e som quando já estão no formigueiro.