Astronomia

Buracos negros para iniciantes

Quem já ouviu falar de buracos negros e não tem lá uma ideia muito clara do que eles de fato são tem agora uma boa oportunidade de aprender um pouco mais sobre esses objetos celestes exóticos com o livro Buracos negros: rompendo os limites da ficção (Vieira & Lent), dos físicos George Matsas e Daniel Vanzella. Fugindo das fórmulas matemáticas, fundamentais para a definição precisa dos conceitos da física, Matsas e Vanzella se propõem a explicar para o público leigo a natureza dos buracos negros e a importância deles na determinação da estrutura do Universo. E conseguem. Eles revêem a evolução do pensamento físico, de Aristóteles na Antiguidade ao contemporâneo Stephen Hawking, até chegar ao conceito de buracos negros – que não são buracos nem negros – e expor os desafios atuais da ciência para explicar certas características desses objetos fascinantes. Matsas e Vanzella facilitam a vida do leitor ao transformá-lo em protagonista de experimentos imaginários que ajudam a compreender refinados conceitos de física.