Tecnociência

Butanol é opção de combustível

A corrida mundial por alternativas aos derivados do petróleo também conta com o butanol, um parente químico do etanol e do metanol. Ele é objeto de financiamento do governo da Grã-Bretanha, de US$ 500 mil, para a empresa Green Biologics, que desenvolveu um método de baixo custo para produzir esse tipo de álcool a partir de biomassa, tanto de resíduos de plantações como de capins ou outras culturas. O butanol pode ser produzido a partir da fermentação de amidos e de açúcares ou na indústria petroquímica. É usado como solvente na produção de tintas. Até há pouco tempo ele era descartado como combustível devido aos altos custos de produção. O novo método da empresa britânica faz os custos caírem em mais de um terço. A produção é feita com microorganismos termofílicos (resistentes a altas temperaturas) e enzimas termoestáveis e utiliza, no processo, fases de fermentação e de hidrólise, reação química que quebra as moléculas dos vegetais para extração do álcool. Em 2006, a British Petroleum e a Du Pont anunciaram uma parceria para produzir butanol pela rota convencional, com amido e açúcares, para ser misturado à gasolina (London Press).