Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Comentários | 299

Cartas | 299

Vídeo
Um exemplo fantástico mostrando que, na vida, todos os conhecimentos são complementares (“Arcos de violino”).
Camila de Lima Braga
**
Que delícia a pesquisa desse vídeo.
Giovanna Cortese
**
Bolsistas e não bolsistas
Não me parecem justas as ponderações de Sérgio Salles-Filho sobre o desempenho inferior de doutores “não bolsistas” quando comparados aos bolsistas, em especial os da FAPESP (“Impactos da pesquisa na sociedade”, edição 297). Há pontos que não foram considerados. Muitos profissionais que buscam o doutorado fazem-no às próprias custas, simplesmente porque não precisam da bolsa: não estão focados na carreira docente universitária, querem principalmente aprofundar conhecimentos. Publicam menos do que os bolsistas porque, para eles, importa menos do que para os que estão buscando a progressão na carreira do magistério, e escrever em alto nível requer tempo que deve ser subtraído de suas atividades normais. É provável que os doutorandos sem bolsa sejam profissionais liberais. Certamente eles são mais numerosos (na condição “sem bolsa”) que astrônomos, físicos teóricos ou cientistas políticos. Por extensão, parece-me que estar na carreira universitária, buscar seu caminho para a progressão no magistério são fatores que favorecem a obtenção da bolsa.
Gerson Ferreira Filho
**
Cana transgênica
Cana-de-açúcar resistente a glifosato só serve à indústria agrícola que planeja o alto monocultivo da planta com uso de herbicida. Insustentável no longo prazo e para o ambiente (“Nova cana transgênica”, edição 298).
Cesar Coelho 
**
Pesquisa na quarentena
Frutos da ciência bem planejada (“Foi uma honra sermos os primeiros usuários externos do Sirius”, depoimento de Aline Nakamura e Andre Godoy).
Olavo Motta
**
Yvonne Maggie
Interessantíssima a entrevista com Yvonne Maggie (“Antropóloga das religiões afro-brasileiras”, edição 295). Ela fala sobre carreira, ciência, fé e, claro, a polêmica das cotas.
Grazi Silotto
***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar