SAÚDE

Causador da malária tem variedades genéticas únicas no Brasil

Gertrude H. Nicholson / CDC Desenhos ilustram estágios de desenvolvimento do protozoário Plasmodium vivaxGertrude H. Nicholson / CDC

As variedades genéticas de Plasmodium vivax encontradas no Brasil são distintas entre si e diferentes das existentes em outros países. Aqui, elas têm ancestrais mais antigos do que as de outras regiões do planeta e apresentam alterações genéticas importantes, como as que induzem a resistência a medicamentos antimaláricos. Um grupo de pesquisadores do Reino Unido, Tailândia, Colômbia e Brasil chegou a essas descobertas após fazer o sequenciamento completo do genoma de 123 amostras de P. vivax de sete estados brasileiros (Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Mato Grosso e São Paulo) que integram as áreas de transmissão dessa espécie de protozoário, principal causadora de malária no Brasil. Os resultados das amostras brasileiras foram depois comparados com os de outras 192 de seis países das Américas e os de 570 de 20 países da África e da Ásia (The Lancet Regional Health – Americas, fevereiro). Os autores do trabalho argumentaram que a identificação das variedades genéticas pode revelar informações importantes sobre os mecanismos de adaptação do
parasita aos medicamentos, indicar padrões de transmissão e ajudar a prever surtos de infecção. Em 2021, o Ministério da Saúde registrou 139.211 casos de malária no Brasil (137.858 autóctones). Eles se concentram na Amazônia e são causados por P. vivax (83% do total) e P. falciparum (17%).