Tecnociência

Chips resfriados

Uma nova tecnologia, chamada de motor de vento iônico, mostrou em testes ter potencial de aumentar em até 250% a taxa de resfriamento dos chips, de acordo com os pesquisadores da Universidade Purdue, Estados Unidos, que desenvolveram o dispositivo experimental com financiamento da empresa Intel. O equipamento, parecido com um ventilador minúsculo e construído sobre a superfície de um chip, consiste de um ânodo – um fio com carga positiva – e vários cátodos carregados negativamente. O ânodo foi colocado cerca de 10 milímetros acima dos cátodos. Quando a corrente elétrica passa pelo dispositivo, os cátodos descarregam elétrons no ânodo. Ao colidir com as moléculas de ar, esses elétrons produzem íons com carga positiva, que são atraídos de volta pelos cátodos, criando um vento iônico que aumenta o fluxo de ar na superfície do chip, fazendo com que ele se resfrie mais rapidamente. Os resfriadores tradicionais são limitados pelo fato de que as moléculas de ar mais próximas da superfície ficam imóveis, enquanto as que se encontram mais distantes se movem mais rapidamente. Isso constitui um obstáculo ao resfriamento da superfície quente do chip. O próximo passo na pesquisa é miniaturizar ainda mais os ventiladores iônicos para que eles possam ser usados em chips comerciais.