guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Ciência e tecnologia ganham ministério

O primeiro-ministro reeleito da Espanha, José Maria Azna anunciou a criação de um novo Ministério da Ciência e Tecnologia para responder à necessidade de pesquisa, inovação e à ‘revolução tecnológica’, informa a Nature . O novo ministério será responsável pela política de pesquisa básica e aplicada, tecnologia da informação e telecomunicações. Compreenderá também aquelas atividades de pesquisa que estavam espalhadas pelos outros ministérios, além de incorporar o Conselho Superior de Pesquisa Científica do país.

A política do ministério em relação à pesquisa básica e aplicada seguirá as ‘linhas de ação’ estratégicas definidas no Plano Nacional de Pesquisa 2000-04.O governo pretende utilizar esse plano para identificar as áreas de pesquisa em que a Espanha pode ser mais competitiva. A novaministra será Ana Birulés, economista e, desde 1997, diretora geral da gigantede telecomunicações Retevisión. Ela era anteriormente vice-presidente do Departamento de Indústria do governo regional da Catalunha.

O Ministério da Educação e Cultura, que era responsável, até então, por ciência e educação superior,será liderado por Pilar del Castillo, presidente do Centro de Investigação Sociológica, do governo, desde 1996.O governo acredita que a situação social e econômicada Espanha faz desteo momento certo para tentar elevar o apoio à pesquisaao nível dos países mais desenvolvidos. Atingir esse objetivo vai exigir estreita colaboração com o setor privado – uma das primeiras tarefas do ministério será criar um fundo de pesquisa biomédica em conjunto com a indústria farmacêutica.

Republicar