guia do novo coronavirus
Imprimir Republicar

Divulgação

Ciência em lives

Festival Pint of Science acontece on-line nos dias 8, 9 e 10 de setembro

Nesta semana – dias 8, 9 e 10 de setembro – acontece a primeira edição on-line do festival Pint of Science, que se propõe a falar de ciência de maneira informal, de preferência com acompanhamento de uma cerveja.

Criada em 2013 na Inglaterra, a iniciativa foi trazida para o Brasil em 2015 e, de lá para cá, vem crescendo. Neste ano, como aconteceu com muitos encontros em consequência da pandemia de Covid-19, os planos mudaram. A negociação com bares para sediar as apresentações foi substituída pela busca de parceiros e plataformas virtuais.

Se, por um lado, nem todas as sedes mantiveram a programação – 183 cidades brasileiras tinham confirmado a participação do evento presencial, que aconteceria em maio –, a organização remota permitiu a criação de um canal nacional, tornando o cardápio mais complexo.

Neste ano, são 73 cidades participantes, cada uma com programações em horários e temas variados. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem às 16h o Pint of Milk – voltado para crianças. Em São Paulo, esse mesmo horário é dedicado ao Pint Educação. A maior parte da programação organizada pelas cidades acontece entre 19h e 20h em canais virtuais variados, mas vale conferir porque há transmissões em outros horários.

O horário nobre, a partir das 20h, está reservado para a programação nacional – que tratará da importância de investimento em pesquisa, de movimentos anticiência em tempos de pandemia e da relevância da ciência brasileira. Quem quiser manter a cerveja como acompanhamento já deve providenciar a sua.

Republicar