guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republish

Estratégias

Ciência vende mais jornal

Durante três anos, pesquisadoresda Universidade de Pottiers, na França, analisaram 20 jornais de oito países da Europa e constataram que a venda dessas publicações aumenta nos dias em que são publicados os seus suplementos semanais sobre ciência e tecnologia. Entre os jornais pesquisados estavam o francêsLe Monde e o espanholLa Vanguardia , de circulação internacional. De acordo com o professor Pierre Fayard, do Instituto de Comunicação e Novas Tecnologias da Universidade de Pottiers e coordenador do estudo, o aumento nas vendas do jornal espanhol é de 10% no dia da publicação do suplemento de ciência.

Quanto ao suplemento de ciência do jornalLe Monde , os pesquisadores verificaram que ele era lido por 30% do público leitor regular do jornal, percentual quase igual ao de leitores do caderno diário economia, de 33%. De acordo com Fayard, que apresentou as conclusões do estudo no 6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico (CBJC), realizado em maio, em Florianópolis, os resultados podem ser explicados, de um lado, pelo interesse da sociedade européia por assuntos de vanguarda e, de outro, pela própria característica dos cadernos semanais, que, além de terem ótima qualidade, abordam temas da atualidade ligados ao cotidiano do cidadão.

Republish