Guia Covid-19
Imprimir Republicar

Nutrição

Mandioca híbrida tem 40 vezes mais vitamina A do que variedade comum

Nova variedade de mandioca tem até 40 vezes mais vitamina A do que as plantas comuns, garantem cientistas do Instituto de Agronômico de Campinas | 9'21"

A mandioca faz parte da alimentação diária de milhões de brasileiros na forma de farinha, tapioca e outros tantos subprodutos dessa planta tão versátil, herdada dos povos nativos do Brasil pré-colonial. Mas o que era bom ficará melhor porque esse alimento tradicional terá uma versão “turbinada” com vitamina A, que foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Agronômico de Campinas (IAC), no interior de São Paulo.

Através da técnica de melhoramento genético por meio de cruzamento de diferentes variedades de plantas, a equipe de cientistas que já produzira a IAC 576-70, uma mandioca de qualidade superior, agora apresenta a versão melhorada IAC 6-01.

Essa nova variedade de mandioca, cuja coloração é amarelada, tem até 40 vezes mais vitamina A do que as plantas comuns, garantem os cientistas do IAC.

Segundo a professora Teresa Losada Valle, pesquisadora do IAC, a mandioca é considerada hoje a “menina dos olhos” da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para a erradicação da fome entre as populações tropicais de baixa renda.

Leia mais sobre o assunto na reportagem “Mandioca vitaminada, publicada na edição de outubro de 2012 da Revista Pesquisa FAPESP.

Republicar