FAPESP

Cinco novos CEPID

A FAPESP anunciou em março os cinco novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados por um período inicial de cinco anos, que pode ser estendido por mais dois períodos de três anos. Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Arnaldo Colombo vai coordenar um centro para estudar a crescente resistência antimicrobiana de vírus, bactérias, fungos e parasitas. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Carlos Eduardo Cerri estará à frente de pesquisas sobre carbono na agricultura tropical. No Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas (Hemocentro-Unicamp), Carmino Antonio de Souza, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, coordenará um Cepid em uma área de teranóstica, que envolve o uso de nanotecnologia para diagnóstico e tratamento do câncer. Outro centro, no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp), em Rio Claro, sob a coordenação de Leonor Patricia Morellato, tratará da dinâmica da biodiversidade no contexto das mudanças climáticas. No Instituto de Química da USP, Shaker Chuck Farah vai liderar pesquisas relacionadas à biologia de bactérias e bacteriófagos (vírus que infectam bactérias). Estabelecido em 1998, o Programa Cepid apoia atualmente 17 centros.