Imprimir PDF Republicar

Cartas | 295

Comentários

Covid-19
Pesquisas das universidades públicas brasileiras e de outros institutos do exterior trazem muitos avanços na compreensão sobre o coronavírus (“O quebra-cabeça da imunidade”, edição 294). Infelizmente, as condições de vida e o combate por meio da educação e higiene básica ainda parecem ser da era pré-histórica.
Ana Maria Brischi
*
Ainda em tempo para ajudar os estados nos quais a Covid-19 se alastra no momento (“USP finaliza projeto de ventiladores pulmonares”).
Tomaz Puga Leivas
*
Falta de saneamento básico gera epidemia e miséria (“Abrindo torneiras”, edição 294).
Roberto Bezerra
*
Parabéns pelo capricho da edição de julho (“Os caminhos da vacina”, edição 293). Ótimo conteúdo sobre a evolução das etapas das vacinas.
Matheus Vivas
***
Fator de impacto
A ênfase sobre o sucesso garantido pelo simples fato de transferir o gerenciamento de um periódico para uma editora comercial, principalmente gigantes como Elsevier e Springer/Nature, é tendenciosa (“Alcance amplificado”, edição 294). O interesse comercial dessas editoras nem sempre é fazer o periódico crescer. Faltou informar ao leitor que muitos periódicos brasileiros, ao contratarem o serviço, tiveram experiências negativas e até redução no fator de impacto.
José Belém de Oliveira Neto
***
Há 30 mil anos
Agora a história prevista para a serra da Capivara, no Piauí, deve fechar (“O homem moderno entrou nas Américas mais de 30 mil anos atrás”). Além disso, pode ajudar a explicar a viagem pelo Atlântico dos antepassados de Luzia, de Lagoa Santa (MG).
Juliano Senna
***
Defesa virtual
Acho ótimo (“Defesa remota”, edição 293). Assim conseguimos chamar para a banca pesquisadores de ponta que moram em qualquer lugar do Brasil.
Maria Elizete Kunkel
***
Vídeos
Parabéns pela animação “O que o desmatamento tem a ver com novas pandemias?”, que explica de maneira bem concisa um tema extremamente relevante.
Ana Carolina Fagundes
*
Muito didático. Resultados de décadas de pesquisas de qualidade traduzidos para o público.
Lisiane Hahn
*
Obrigado pelo vídeo (“Educação a distância e ensino remoto na pandemia”). Enviei para a escola em que trabalho para investirmos em um debate com base nos apontamentos sugeridos.
William Fernandes
***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar