Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Cartas | 289

Comentários | 289

Coronavírus
Estudo importante (“Análises genéticas indicam morcegos como provável origem do novo coronavírus”). O ruim é que ignorantes vão ler esta reportagem e sair matando morcegos. Enfim, conhecimento nunca é muito, há de se estudar e entender.
Alex Ferreira Garcia

***
Inovação
Um trabalho feito a muitas mãos (“Geografia da inovação”, edição 288).
Glauco Roberto Munsberg

***
Thelma Krug
Tive o privilégio de servir em algumas cúpulas do clima, bem como em reuniões técnicas, na mesma delegação de Thelma Krug (“A negociadora do clima”, edição 288). É impressionante sua capacidade intelectual e a vontade de fazer acontecer.
Luiz Rodrigues

***
Mudanças climáticas
Ano de temperaturas recordes pelo mundo, como na Austrália e Antártica (“Austrália em chamas”, edição 288). Evidências não faltam, as medições de temperatura realizadas ao redor do mundo sistematicamente são objetivas e claras. E ainda tem gente que acha que é teoria da conspiração.
Tomaz Puga Leivas 

***
Antártida
A estação Comandante Ferraz é muito importante para nossos cientistas (“Estação na Antártica é reaberta”). Espero que o atual governo garanta a continuidade das pesquisas para além de 2022.
Luciano Dantas

***
Peixes da Amazônia
Aquarelas fantásticas de peixes do mar e dos rios amazônicos, esse livro deve ser um espanto (“O resgate das aquarelas”, edição 288).
Armando Nobre Mendes 

***
Vídeos
Setenta e nove termos tupis para partes do corpo não eram usados pelos portugueses, revelando os diferentes olhares das duas culturas para o ser humano (“Primeiro dicionário de anatomia do Brasil foi em tupi”).
Maristela Debenest

*
Que trabalho! A história antiga e do início do período colonial precisa chegar à educação básica. Excelente material.
Silvia Corrêa Marques

*
Boa explicação sobre a função da Amazônia e seus reflexos na modificação do clima (“Como a Amazônia regula o clima do planeta”).
Idelfonso Filho

*
A Amazônia proporciona incalculáveis benefícios ambientais para o Brasil e o mundo. Nesse contexto, aliar resultado econômico e preservação ambiental constitui-se como o grande desafio para qualquer governo comprometido com o desenvolvimento do país.
Anderson Mesquita

***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar