Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Cartas | 306

Comentários | 306

Sequestros de revistas
No Brasil também vivemos casos de sites falsos de periódicos para “vendas” de publicação de manuscritos (“Nova onda de sequestro de revistas”, edição 305), como o que ocorreu com os Anais da Academia Brasileira de Ciências. Até mesmo cartas de aceite com assinatura forjada do editor-chefe apareceram, com autores incautos sendo lesados. Todo cuidado é pouco.
Alexander Kellner (editor-chefe da AABC)
**

Histórias no hospital
Ouvir e contar histórias é bom demais (“O efeito tranquilizador da narrativa”).
Angela Regina de Freitas
*
Sapo da Mata Atlântica
Obrigada à FAPESP por financiar essa e outras expedições e proporcionar a descoberta e o estudo dessa espécie de sapo (“O sapinho da neblina”, edição 304). A ciência brasileira depende de investimento público, assim como da infraestrutura humana e física das universidades para existir.
Thais Condez
**

Revista
Parabéns a Pesquisa FAPESP pelas últimas edições da revista. Reportagens muito bem escritas, informações importantes e sempre atuais. A equipe de redação é muito competente. Leio tudo e passo informações para alunos e colegas do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Seleciono também muitos temas para discussões nesses tempos de pandemia. Continuem sempre assim. A comunidade científica agradece.
Antônio Carlos Massabni
**

Podcast
Vale a pena conferir o triste cenário do financiamento da ciência no Brasil (“Financiamento à pesquisa em crise”, podcast de 3 de julho). Infelizmente estamos indo ladeira abaixo.
Allan Victor Ribeiro
**

Vídeos
Eu estudo para o vestibular e vejo dezenas de vídeos por dia. Posso dizer que fazia muito tempo que não via um vídeo simples, didático e com uma narração tão boa (“Leishmaniose visceral avança nas metrópoles”).
Willian Lacerda Tavares
*
Didática perfeita e muito necessária para o período atual (“Como a Amazônia regula o clima do planeta”).
Maria Graciele Santos  
**

Ninguém imaginaria que produtos de beleza faciais prejudicariam o cabelo (“Dermatologista responde por que os cabelos se afastam da testa”).
Antônio Jr. Lophez 

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar