Imprimir PDF Republicar

cartas | 319

Comentários | 319

Independência, 200 anos
Nossa revista (nossa, sim, da comunidade científica e da cidadania) não deixa de se superar. Agora, em momento crucial para exame e debate do tema, recebemos uma edição especial sobre o bicentenário da Independência que é um primor de planejamento e execução (edição nº 318). Um formidável trabalho editorial, realizado por uma equipe que honra o jornalismo científico e engrandece a FAPESP. Parabéns.
Gabriel Cohn

A revista “Outras faces da Independência” cumpre um importante papel de reflexão em torno dos usos políticos do evento em seu “aniversário de 200 anos”. Não é coincidência que iniciativas como a criação do Portal do Bicentenário e a publicação do livro O sequestro da Independência: Uma história da construção do mito do sete de setembro (Carlos Lima Jr., Lilia Schwarcz e Lúcia Stumpf) estão sendo observadas – felizmente – no presente contexto. A consonância de diálogos da edição especial com tais iniciativas foi muito oportuna.
João Vinícius Chiesa Back

**

Corais
Parabéns pela reportagem “Temperatura mais alta muda o ambiente marinho”. Mais uma vez o problema é abordado, algo necessário antes que seja tarde.
Cássio Ribeiro Muylaert

**

Vídeos
Fascinante o vídeo “Qual foi o caminho de dom Pedro até o local da Independência?” para rever a nossa história.
Marta Medeiros Cunha da Silva

Li a edição comemorativa dos 60 anos de Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus. Nos textos complementares não têm as informações que a historiadora Elena Pajaro Peres traz no vídeo de Pesquisa FAPESP, “Poética da diáspora”. Foi o melhor conteúdo sobre o assunto que encontrei.
Kenya Ponciano

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar