Imprimir PDF Republicar

cartas | 343

Comentários | 343

Mulheres no presídio
Infelizmente a mulher é abandonada em diversas situações (“Punição dupla”, edição 342). Somos adestradas a amar incondicionalmente e isso significa que temos que cuidar de todos o tempo todo, embora ninguém cuide da mulher – no máximo, uma outra mulher. A solidão tem gênero e é feminina.
Nice Alcântara

*

Produtividade científica
A pressão “industrial” na produção acadêmica é mundial (“Pesquisadores chineses admitem que cometeram má conduta para ampliar sua produtividade acadêmica”, disponível apenas no site). Isso precisa acabar com urgência.
Wilson Guerra

*

Fogo no Pantanal
Estudo de extrema importância. É preciso trabalhar para que a degradação não se concretize no Pantanal (“Mamíferos depois do fogo”, edição 342). Para isso, precisamos do apoio da população e dos políticos.
Roberta Montanheiro Paolino

*

Covid-19
Esse estudo representa um avanço significativo nos achados sobre a Covid-19 (“Proteína do novo coronavírus torna célula infectada invisível ao sistema imune”, disponível apenas no site). Esperamos que reverbere, contribuindo para soluções relacionadas às doenças pandêmicas.
Marcella Cardoso

*

Comida de aves
Mais uma questão essencial que pode ajudar municípios, especialmente aqueles que possuem seus biomas bem preservados, a formular políticas públicas mais adequadas para a sustentabilidade do meio ambiente (“Nos limites de seu ambiente ideal, aves capricham na escolha do alimento”, disponível apenas no site).
Mariel Liberato

*

Vídeo
Conseguimos alcançar o protagonismo que a nossa pesquisa com café merece (“A ciência do café”) e, além disso, aproximar a ciência da sociedade. Parabéns aos pioneiros da pesquisa com o café.
Kristine Fahl Cahali

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar