Analisar o processo de formação e desenvolvimento humano, tendo como ponto de partida conceitos da pedagogia humanista, é a proposta do estudo Educação, desenvolvimento humano e cosmos, de Mauricio Mogilka, da Universidade do Estado da Bahia. As reflexões do artigo se baseiam em algumas idéias da pedagogia humanista, especialmente no pensamento de Jean-Jacques Rousseau (retrato acima), Carl Rogers e John Dewey. O autor resgata importantes contribuições desses três pensadores sobre o desenvolvimento humano. “A ideia é demonstrar a necessidade de superar algumas contradições nas idéias desses autores, de modo a radicalizar uma compreensão interacionista sobre o tema. Ao radicalizarmos o interacionismo, podemos exercitar uma compreensão complexa de ser humano, que o enxerga como um ser afetivo, político e cósmico, simultaneamente”, articula Mogilka. Assim, continua o autor, o organismo humano passa a ser entendido em sua unidade interna, em seu escopo social e em sua ligação com o cosmos, dimensões imprescindíveis para uma compreensão não fragmentária do desenvolvimento humano. No pensamento de Carl Rogers, por exemplo, o estudo mostra a existência de uma base orgânica para o processo de valores, sendo que esses não são exclusivamente culturais. “Essa base orgânica para a elaboração dos valores é tão mais eficaz quanto mais a pessoa é aberta às suas próprias experiências”, conta.
Educação e Pesquisa – vol. 31 – nº 3 – São Paulo set./dez. 2005
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