Tecnociência

Computadores em rede mundial

A malária mata mais de 1 milhão de pessoas por ano no mundo e a busca por novos medicamentos contra essa doença é uma constante entre pesquisadores da área. Em maio, eles ganharam uma nova ferramenta que já está disponível para estudos de novas drogas. São mais de 140 milhões de compostos de substâncias com perspectivas de agir sobre a doença surgidos da análise de uma rede internacional de computadores, que funcionou em paralelo na forma de grids (grades). O projeto reuniu, durante quatro meses, mais de 5 mil PCs em 27 países e gerou mais de 2 mil gigabytes de dados. As máquinas são principalmente de físicos da Europa, Estados Unidos e Coréia do Sul. Originariamente, os grids de várias instituições foram construídos para análise de partículas físicas, como os experimentos com o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), na Suíça. No tempo livre, esses computadores podem se ocupar de outras funções, nesse caso coordenadas pela organização Enabling Grids for E-sciencE (Egee), fundada pela Comissão Européia.