Imprimir Republicar

Boas práticas

Cópia despudorada

Biólogo descobre que foi plagiado ao revisar para uma revista científica o manuscrito de um grupo russo

A revista Proteomics, da editora Wiley, anunciou em meados de agosto a retratação de um artigo sobre a relação entre tamanho de amostra e precisão do método de espectrometria de massas publicado em maio por pesquisadores de duas universidades médicas instaladas nas cidades de Moscou e a Tyumen, na Rússia. Segundo a nota de retratação, o paper plagiou figuras e respectivas legendas de um artigo publicado em 2021 na revista Molecular & Cellular Proteomics de autoria do biólogo Sam Payne, pesquisador da Brigham Young University, em Provo, Estados Unidos.

Foi Payne quem denunciou prontamente o caso à Proteomics. Ele soube que os pesquisadores russos tinham produzido um manuscrito copiando seu artigo e monitorava a produção científica dos plagiadores para ver se eles conseguiam publicá-lo em algum lugar. A forma como ele tomou conhecimento da fraude foi acidental. Em março, a revista ByoSistems, da editora Elsevier, pediu que ele revisasse um manuscrito submetido a publicação. Payne logo percebeu que as figuras tinham sido copiadas de seu trabalho de 2021 e que o texto também era bem parecido, embora não fosse uma cópia literal.

“Parecia que eles tinham pego seções do artigo e pedido para um chatbot de inteligência artificial sumarizá-lo, resultando em uma versão reformulada”, explicou ao site Retraction Watch. O manuscrito, naturalmente, foi rejeitado pela ByoSistems, mas Payne temeu que outra revista pudesse publicá-lo. “Imaginei que eles continuariam enviando o trabalho para novos periódicos até que fosse aceito, porque era tão descaradamente plagiado que eles claramente não se importavam”, afirmou. Payne contou essa história em seu perfil na rede social X. Procurada pelo Retraction Watch, a autora correspondente do artigo retratado, Tatyana Degtyarevskaya, da Universidade Sechenov, em Moscou, não se pronunciou sobre o caso.

Republicar