guia do novo coronavirus
Imprimir Republish

Pandemia

Covid-19 no Google Maps

Aplicativo localiza e mapeia áreas de contágio do novo coronavírus no mundo

O aplicativo Google Maps lançou há poucos dias uma nova funcionalidade para orientar os usuários de smartphones sobre a situação da pandemia do Sars-CoV-2 no mundo. Ao clicar em um ícone no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Dados da COVID-19”, o App apresenta a média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias nas áreas visíveis do mapa (ver infográfico). Essa nova camada de informação também mostra se o contágio se encontra estável, em queda ou em alta naquela localidade.

Um código de cores identifica o nível de contaminação. São ao todo seis cores, que vão do cinza (menos de um caso por 100 mil pessoas) ao vermelho-escuro (mais de 40 casos), passando pelo amarelo (de 1 a 10), laranja (de 10 a 20), laranja-escuro (de 20 a 30) e vermelho (de 30 a 40). Caso o usuário aproxime demais o mapa, aumentando o zoom, as cores tendem a se diluir.

O Google afirma que a informação está disponível para as 220 nações e territórios cobertos pelo aplicativo, sendo que em alguns países, como nos Estados Unidos, a informação é detalhada a nível de condados. No Brasil, além do índice nacional, o aplicativo fornece o dado por estado. As informações, de acordo com a empresa, têm como fontes o jornal The New York Times, a Universidade Johns Hopkins (EUA), o site Wikipedia, entre outras.

Republish