Botânica

Cultivo em solo lunar

Exemplar de Arabidopsis usado no experimento

UF / IFAS / Tyler Jones

Plantas cultivadas em solo lunar crescem mais lentamente e mostram mais sinais de estresse do que as que se desenvolvem em cinzas vulcânicas terrestres. O grupo liderado por Anna-Lisa Paul, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, comparou o crescimento de Arabidopsis thaliana, uma planta da família da mostarda, nos dois tipos de solo. Foram usadas 12 amostras de solo lunar recolhidas nas missões Apollo 11, 12 e 17, além de 16 amostras de cinzas vulcânicas da Terra, que têm composição mineral e tamanho de partículas semelhantes aos do solo trazido da Lua. As mudas plantadas em solo lunar demoraram mais para crescer e desenvolver folhagem do que as que estavam em solo vulcânico. As raízes das plantas do primeiro grupo também ficaram menores do que as do segundo. Os pesquisadores notaram ainda que, no solo lunar, algumas plantas desenvolveram uma cor avermelhada (o natural é verde), o que indica estresse. Elas também apresentaram a ativação de mais genes relacionados ao estresse (Communications Biology, 12 de maio).