Imprimir Republicar

Boas práticas

Dados divergentes

Artigo de vencedor do Nobel é retratado por causa de arquivo com dados transcritos erroneamente

A revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) anunciou a retratação de um artigo publicado no ano passado pelo grupo do bioquímico Thomas Südhof, pesquisador da Universidade Stanford e um dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2013. O trabalho analisou em camundongos o número de sinapses do tipo excitatória e a liberação de neurotransmissores em neurônios de uma região cerebral conhecida como hipocampo, na ausência de uma molécula que reprime as sinapses chamada neurexina-2.

Südhof, de 68 anos, alemão radicado nos Estados Unidos, pediu a retratação do artigo depois que ele e os demais autores reanalisaram os dados brutos da pesquisa. Segundo argumentaram, os dados originais sustentam as conclusões do estudo, mas as informações não combinam com os dados publicados em um arquivo anexado ao artigo e seria impossível resolver esse problema com uma simples errata. De acordo com uma verificação feita por Daniel Matus, pesquisador do grupo, o arquivo publicado continha uma grande quantidade de erros ocorridos no processo de “copiar e colar” os dados e alguns pontos representando dados foram erroneamente deslocados ao se desenhar uma das figuras.

Problemas com o artigo haviam sido apontados em comentários feitos no site PubPeer e a PNAS já havia publicado uma “expressão de preocupação”, alertando os leitores que o artigo estava sendo reanalisado. O caso foi divulgado em reportagens do site The Transmitter publicadas em outubro e em março. O paper retratado teve apenas três citações em outros trabalhos, de acordo com o Google Scholar.

Outros dois artigos do grupo de Südhof foram alvo de correções no ano passado após terem problemas apontados no PubPeer. O Journal of Cell Biology corrigiu um estudo publicado em 2019 que mostrava manchas de proteínas de amostras de hipocampo e córtex que haviam sido “misturadas com outras manchas semelhantes visualizadas simultaneamente”, conforme registra a errata. A Nature Communications retratou também mais um artigo publicado em 2022, ao encontrar um erro de “copiar e colar” em um arquivo com os dados brutos da pesquisa. Esse paper tinha entre os coautores o estagiário de pós-doutorado Pei-Yi Lin, autor principal do artigo da PNAS.

Republicar