Mundo

De onde vêm os raios cósmicos

Por quase um século os astrofísicos buscaram provas irrefutáveis da origem dos raios cósmicos, partículas energéticas que incessantemente bombardeiam a Terra a partir do espaço – milhares delas atravessam nossos corpos por dia. Usando dois telescópios especiais instalados na Namíbia, capazes de detectar a radiação emitida pelos raios cósmicos ao se chocarem com os átomos da atmosfera da Terra, pesquisadores europeus e africanos conseguiram restabelecer o caminho percorrido pelos raios cósmicos até seu ponto de partida: os restos da supernova RX J1713.7-3946, como relata o grupo internacional em artigo na Nature.

Distantes pelo menos 3.200 anos-luz do sistema solar – algo como 30 quatrilhões de quilômetros -, esses remanescentes são o que sobrou da explosão violentíssima de uma estrela há aproximadamente mil anos e hoje são visíveis no céu do hemisfério Sul na constelação de Escorpião.

“Essa é a primeira prova inequívoca de que as supernovas podem produzir quantidades enormes de raios cósmicos galáticos, algo de que suspeitávamos havia tempo, mas não éramos capazes de comprovar”, disse Ian Halliday, diretor do Conselho de Pesquisa em Física de Partícula e Astronomia (Pparc), do Reino Unido, órgão financiador da participação britânica no projeto.