Imprimir PDF Republicar

Mundo

Descanso para os braços

Motoristas que costumam fazer viagens longas ou dirigir por muito tempo já devem ter sentido o desconforto causado por essa atividade. Além de sofrer com dores no pescoço, resultado da imobilidade da cabeça necessária para manter a atenção no caminho, é preciso ainda encontrar um lugar para descansar os braços. Apenas automóveis e camionetas de luxo contam com apoios de braço instalados originalmente pelos fabricantes.

O objetivo desse equipamento é diminuir o trabalho da musculatura cervical, evitando mais dores e desconforto que podem prejudicar o reflexo do condutor. Para minimizar o problema, o professor Jorge Sérgio Pérez Gallardo, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu e está em processo de obtenção de patente de um braço de cadeira removível para automóveis, ônibus e caminhões.

O dispositivo é constituído por um tubo metálico que é encaixado entre o assento e o encosto do banco do motorista, e dois braços articulados. Na posição de utilização, eles ficam na horizontal e permitem ao motorista apoiar os braços durante a condução. Quando não quiser usar o equipamento, basta rebatê-los para uma posição semivertical, junto ao encosto do banco. “O invento é de fácil instalação e fica preso ao banco do motorista com uma correia de fio sintético ajustada na parte de trás por uma fivela”, diz Gallardo. Para maior conforto do motorista, o tubo metálico pode ser recoberto com espuma plástica. “É um equipamento muito simples e eficiente. Eu testei numa viagem de 15 mil quilômetros até o Chile, em que cruzei a cordilheira dos Andes e durou um mês. Com os braços articulados instalados nos bancos do meu carro ficou muito mais confortável dirigir”, lembra Gallardo.

Republicar