Mundo

Diamante quântico

Num futuro ainda distante, os diamantes sintéticos poderão ser os elementos básicos para computadores quânticos, candidatos a uso da física quântica (que trata das partículas atômicas) no processamento de informações, de forma muito mais rápida e eficiente. Para estudar a função do diamante na computação quântica, pesquisadores europeus de institutos de pesquisa e de empresas que são financiados pela Comissão Européia estão reunidos no Engineered Quantum Information in Nanostructured Diamond (Equind), ou Informação Quântica no Diamante Nanoestruturado. Esse grupo pertence a um projeto maior chamado de Programa de Financiamento para Tecnologias Futuras e Emergentes, FET na sigla em inglês, que estuda o potencial de tecnologias futuras e emergentes com possibilidade de impacto na sociedade. Entre as instituições, sob a coordenação da Escola Normal Superior de Cachan, na França, estão a Universidade de Warwick e Universidade de Bristol, na Inglaterra, além da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, além da empresa britânica Element 6. Ela vai fornecer os diamantes sintéticos e vários níveis de pureza produzidos pela técnica de deposição química de vapor (CVD).